CURSO TÉCNICO EM VESTUÁRIO - SENAI/CTM

Disciplinas

Aqui você encontrará, tudo em detalhes sobre todas as disciplinas deste curso, e mais ainda, o material complementar.
Informações extras para saciar a sede de conhecimento que um tema encantador como a área da Indústria do Vestuário, a qual vamos explorar neste blog, de forma divertida e produtiva.


Grade curricular:


MATRIZ CURRICULAR

Estabelecimento: SENAI – CENTRO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE MARINGÁ
Município: Maringá - PR                     NRE: Maringá - PR
Educação Profissional: Habilitação de Técnico em Vestuário de Nível Médio
Ano de Implantação - 2009
Diurno e/ou Noturno
DISCIPLINAS
Módulos
Carga horária por Disciplina
I
II
III
História da Moda, Arte e Cultura
40


40
Desenho de Estilo

40

40
Desenho Planificado
40


40
Planejamento de Risco e Corte

40

40
Modelagem Industrial
120
120
80
320
Tecnologia Têxtil
40
40

80
Tecnologia da Confecção
80
40
40
160
Estudos de Tempos e Métodos


40
40
Administração de Recursos Humanos
40
40

80
Informática Aplicada

40

40
Tecnologia de Máquinas de Costura
40

40
Gestão da Qualidade

40

40
Planejamento e Controle da Produção

100
100
Princípios Gerenciais


80
80
Custos e formação de preço

60
60
Total de Horas
400
400
400
1200



Descrição de cada disciplina contendo ementa

Ø      História da Moda Arte e Cultura
Ementa: Descrição e aplicação de conceitos relacionados a moda e cultura. Detalhamento do conceito de industria. Desenvolvimento de conceitos e estilo. Compreensão e interpretação da história da moda no século XX.

Ø      Desenho de Estilo
Ementa: Compreensão e aplicação da instrumentação e materiais de desenho. Estabelecimento de relações entre o corpo humano e suas proporções. Introdução e aplicação da teoria das cores. Interpretação de tendências da moda.

Ø      Desenho Planificado
Ementa: Compreensão e aplicação dos instrumentos e materiais de desenho. Introdução ao desenho geométrico. Desenvolvimento de desenho de peças do vestuário. Interpretação e transformação dos desenhos de peças do vestuário planificado.

Ø      Planejamento de Risco e Corte
Ementa: Compreensão dos tipos de moldes; tipos de tecidos; tipos de enfesto. Estudo dos fatores de enfestamento; aplicação dos procedimento do enfestamento. Identificação de qualidade do enfestamento; aplicação dos métodos de enfestar. Aplicação de acessórios que facilitam o enfesto. Conhecimento dos métodos de riscos; métodos de copiar o encaixe em miniatura. Aplicação de riscos duplicados feitos sobre o papel. Experimentação dos métodos de corte. Definição de freqüência; ordem de fabricação. Aplicação de técnicas de otimização de materiais. Aprofundamento de cálculos de consumo e de desperdício. Orientação e utilização de equipamentos de segurança para a função.

Ø      Modelagem Industrial
Ementa: Definição dos conceitos básicos de modelagem. Aplicação dos métodos da modelagem. Estudo de ficha técnica. Orientação sobre as normas ABNT. Definição de tabelas de medidas industriais. Utilização de Instrumentais para modelagem. Execução de estudo de diagrama. Conhecimento dos diferentes tipos de moldes. Execução de modelagem de peças básicas; ampliação e redução de moldes. Descrição do fluxograma de operações da peça piloto. Execução de corte da peça piloto; prova e avaliação da peça piloto. Interpretação de modelos. Compreensão das diferentes terminoilogias. Orientação sobre modelagem/CAD. Utilização de software para modelagem. Interpretação e modificação de moldes. Definição de encaixes e Plotagem de riscos para corte.

Ø      Tecnologia Têxtil
Ementa: Detalhamento da origem e evolução das indústrias têxteis. Classificação das fibras têxteis. Conhecimento de processos de fiação; processos de tecelagem. Descrição da formação e classificação dos tecidos.  Detalhamento de beneficiamento têxtil.

Ø      Tecnologia da Confecção
Ementa: Introdução à tecnologia da confecção. Classificação das máquinas de costura; quanto à formação do ponto, tipo de transporte, tipo de base. Identificação da nomenclatura de máquinas de costura. Preparação e acabamento de peças do vestuário.  Classificação dos pontos de costura: classes e tipos de pontos; Aplicação de acessórios para máquinas de costura; Estudo e análise do Produto Confeccionado. Descrição e classificação de perfil de costura. Conhecimento sobre sistema de normalização da indústria têxtil e de confecção. Análise e Interpretação da Ficha Técnica. Máquina Reta: Execução de costura reta; costura reta com arremate; pesponto; bolso chapado; bolso embutido; peitilho simples; peitilho duplo; punho; gola; colarinho. Máquina Overlock: Execução de costura de união de peças; costurar ombros e laterais de camisas; laterais e entrepernas de bermudas e calças; elásticos em calças e bermudas. Máquina de Bainha/Galoneira: Executar costura de bainha em diversos materiais têxteis; bainha em mangas; bainha cintura; bainhas de pernas; bainha de decote; bainha de cava de manga; pesponto. Confecção de Peças do Vestuário: Costurar e analisar peça pronta. Classificação de aviamentos. Acionar e controlar máquinas especiais. Colocar fios. Regular tensão de fios. Trocar agulhas. Montar e operar acessórios e peças sobressalentes. Controlar e operar máquinas especiais em operações específicas para cada máquina. Realizar exercícios práticos de pilotagem dos moldes desenvolvidos pelos próprios alunos.

Ø      Estudos de Tempos e Métodos 
Ementa: Conhecimento do histórico de tempos e métodos. Aplicação dos princípios de economia de movimentos. Aplicação de procedimento para elaboração de estudos de tempo. Introdução à Cronometragem. Introdução a Cronoanálise. Descrição de tipos de Cronômetros. Determinação do Tempo Normal. Avaliação de Ritmo. Estudos de Elementos (divisão e freqüência). Determinação do Tempo Padrão. Balanceamento de Linha. Reformulação dos Métodos e Normas de Trabalho. Determinação da Eficiência Padrão. Distribuição de Pessoal, Máquinas e Equipamentos. Estudo de lay out.

Ø      Administração de Recursos Humanos
Ementa: Compreensão da legislação pertinente. Conhecimento de saúde e segurança no trabalho. Orientação, recrutamento e seleção de pessoal. Discussão de políticas internas. Definição de motivação. Aplicação de treinamento. Aplicação de avaliação de desempenho. Participação em gerenciamento de projetos. Aplicação de comunicação. Orientação sobre as normas técnicas ABNT; ergonomia; meio ambiente. Conhecimento sobre sistemas de logística.

Ø      Informática Aplicada
Ementa: Estudo e aplicação do Corel Draw. Definição de métodos de trabalho base Corel Draw. Avaliar de recursos de informática e suas aplicações

Ø      Tecnologia de Máquinas de Costura
Ementa: Classificação de máquinas; Definição de tipos de base: plana, elevada, cilíndrica, coluna, máquina de braço. Aplicação de lubrificação. Classificação de agulhas, tipos e pontas de agulhas. Realização de regulagens básicas das máquinas: Reta, Overlock, Bainha: pontos, pressão do calcador, impelente, facas, barra da agulha, lançadeira, laçadores (loopers).

Ø      Gestão da Qualidade
Ementa: Compreensão de fundamentos de qualidade. Conhecimento de ferramentas da qualidade. Estudo de Indicadores. Definição de sistemas de produção Kaizen, Kanban. Aplicação de análise de valor.

Ø      Planejamento e Controle da Produção 
Ementa: Introdução do Conceito de Sistema; Partes do Sistema; Sistema Empresa. Conhecimento de Sistema de  PCP: finalidade; adequação do sistema PCP à empresa; a empresa e os sistemas de produção. Estudo de tipos de sistemas de produção. Definição de principais características dos sistemas de produção. Aprofundamento de fases do sistema de PCP; Definição das funções gerais do PCP. Discussão de inter-relações do PCP na empresa. Descrição de escritura básica do PCP. Definição de Planejamento da Produção: objetivos e conceitos; fundamentos do Planejamento da Produção. Formulação do Plano de Produção. Relação de Plano de Produção e o Sistema de Produção. Interações de Planejamento da Produção; e desenvolvimento do Planejamento da Produção.
·         Programação da Produção: Detalhamento de objetivos da Programação. Estudo de conceitos básicos. Discussão de principais atividades da programação, Fluxo Primário de Informações. Estudo de técnicas de programação da produção; Limitações / Dificuldades dos Gráficos de Gantt; Gráfico de Montagem. Busca de compreensão das fases da programação da produção.
·         Controle da Produção: Definição de objetivos e conceitos. Atribuições do Controle da Produção. Estudo de processo de controle da produção. Conhecimento das fases do controle da produção. Estabelecimento de padrões do controle da produção. Utilização de métodos de controle da produção. Definição dos principais tipos de controle.

Ø      Princípios Gerenciais
Ementa: Compreensão de estratégias de chefia e liderança. Estudo de conceito e cultura organizacional. Definição de funções de auto gerenciamento. Aplicação de planejamento organização e controle. Desenvolvimento de liderança. Conhecimento de gestão participativa. Estudo de metodologia de tomada de decisão. Aplicação de conceitos de marketing. Introdução ao planejamento estratégico

Ø      Custos e formação de preço
Ementa: Conhecimento sobre controle de caixa. Definição de contas a pagar, contas a receber. Estudo de fluxo de caixa, juros e descontos simples e composto. Aplicação de cálculo de custo fixo e variável cálculo de lucro sobre a receita. Estudo de capital de giro. Aplicação de cálculo de prazo médio. Definição do que são custos e como se classificam; quais os fatores a serem considerados para a definição do preço mais adequado; o que é uma planilha geral de custos. Compreensão da evolução mensal dos custos na empresa e como gerenciar através da análise na planilha de custos. Compreensão das vantagens do controle de tempo na produção. Descrição do sistema utilizado na Europa para controle de tempo. Aprofundamento de como pré-calcular o preço de venda e recalcular em relação ao preço que é praticado pelo mercado. Estudo das bases para uma boa negociação com o cliente. Análise dos resultados operacionais de um período (mês). Análise dos resultados econômicos e financeiros.